04 janeiro 2024

Reflexão à Quinta

 

"Já que é impossível voltar atrás para poder apagar o mal que fizemos, avancemos fazendo agora todo o bem possível"

Divaldo Franco

03 janeiro 2024

Evangelho no Lar (03Jan24)

 

Fig. 01

 

Livro: Fonte Viva 

15 Fraternidade

Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros.

Jesus. (João, 13:35.)

Desde a vitória de Constantino, que descerrou ao mundo cristão as portas da hegemonia política, temos ensaiado diversas experiências para demonstrar na Terra a nossa condição de discípulos de Jesus.

Organizamos concílios célebres, formulando atrevidas conclusões acerca da natureza de Deus e da Alma, do Universo e da Vida.

Incentivamos guerras arrasadoras que implantaram a miséria e o terror naqueles que não podiam crer pelo diapasão da nossa fé.

Disputamos o sepulcro do Divino Mestre, brandindo a espada mortífera e ateando o fogo devorador.

Criamos comendas e cargos religiosos, distribuindo o veneno e manejando o punhal.

Acendemos fogueiras e erigimos cadafalsos, inventamos suplícios e construímos prisões para quantos discordassem dos nossos pontos de vista.

Estimulamos insurreições que operaram o embate de irmãos contra irmãos, em nome do Senhor que testemunhou na cruz o devotamento à Humanidade inteira.

Edificamos palácios e basílicas, famosos pela suntuosidade e beleza, pretendendo reverenciar-lhe a memória, esquecidos de que Ele, em verdade, não possuía uma pedra onde repousar a cabeça.

E, ainda hoje, alimentamos a separação e a discórdia, erguendo trincheiras de incompreensão e animosidade, uns contra os outros, nos variados setores da interpretação.

Entretanto, a palavra do Cristo é insofismável.

Não nos faremos titulares da Boa-Nova simplesmente através das atitudes exteriores...

Precisamos, sim, da cultura que aprimora a inteligência, da justiça que sustenta a ordem, do progresso material que enriquece o trabalho e de assembleias que favoreçam o estudo; no entanto, toda a movimentação humana, sem a luz do amor, pode perder-se nas sombras...

Seremos admitidos ao aprendizado do Evangelho, cultivando o Reino de Deus que começa na vida íntima.

Estendamos, assim, a fraternidade pura e simples, amparando-nos mutuamente... Fraternidade que trabalha e ajuda, compreende e perdoa, entre a humildade e o serviço que asseguram a vitória do bem. Atendamo-la, onde estivermos, recordando a palavra do Senhor que afirmou com clareza e segurança: - "Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros."


                             (Pág. 45/46/47) Espírito Emmanuel, Psicografia de Francisco Cândido Xavier

Foto:02



Livro: Evangelho Segundo o Espiritismo 

Capítulo I - Não vim destruir a Lei
...
O espiritismo
5. O espiritismo é a nova ciência que vem revelar à Humanidade, por meio de provas incontestáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e as suas relações com o mundo corporal. Mostra-nos este mundo, já não como algo sobrenatural, mas, pelo contrário, como uma das forças vivas da natureza incessantemente ativas, como a fonte de uma multidão de fenómenos até agora incompreendidos e, por essa razão, atirados para o domínio do fantástico e do maravilhoso. É a essas relações que Jesus se refere em muitas circunstâncias e é por isso que muitas coisas que disse ficaram incompreensíveis ou foram mal interpretadas. O espiritismo é a chave com a ajuda da qual tudo se explica com facilidade.
6. A lei do Antigo Testamento está personificada em Moisés, a do Novo Testamento em Jesus. O espiritismo é a terceira revelação da lei de Deus, mas não está personificado em nenhum indivíduo, porque é o produto do ensino dado, não por uma pessoa, mas pelos Espíritos, que são “as vozes do Céu” em todos os pontos da Terra, e por uma multidão inumerável de intermediários. Trata-se de um ser coletivo, incluindo o conjunto dos seres do mundo espiritual, cada qual trazendo à Humanidade o tributo dos seus conhecimentos, para os fazer conhecer esse mundo e a sorte que nele os espera.
7. Da mesma maneira que Jesus disse: "Eu não venho destruir a lei, mas dar-lhe cumprimento", também o espiritismo diz: "Não venho destruir a lei cristã, mas dar-lhe cumprimento". Nada ensina que seja contrário aos ensinamentos de Jesus, mas desenvolve, completa e explica em termos claros para todos, o que foi dito sob uma forma alegórica. Vem cumprir, na época prevista, o que Jesus anunciou, e preparar a concretização das coisas futuras. É, portanto, obra presidida por Jesus, por ele anunciada, assim como a regeneração que está em curso e que prepara o reino de Deus na Terra.
(continua)


(Pg.30/31) 


Foto: 03

Observação: Todas as quartas (20h00)(hora de Portugal) o nosso grupo efetua e publica o Evangelho no Lar
- Próximo Evangelho:  10 janeiro 2024
.
Fig:02 / Foto:  jm / nefv
Fig:03 / Foto:  espiritismo racional

(---)

Fazer o Evangelho no Lar tem como finalidade harmonizar espiritualmente o local onde vivemos com a nossa família ou sozinhos. Não se trata de uma prática católica, mas sim um encontro da nossa essência para com o universo que nos rodeia. Muitas vezes temos necessidade de parar um pouco as nossas rotinas do dia a dia e ligar-nos espiritualmente ao que nos envolve com pensamentos cristãos. Não dura mais de 10 / 15 minutos. E isso contribui para nos acalmarmos e estarmos mais despertos para as dificuldades da vida, porque são elas que nos fazem evoluir na aprendizagem. Todos os espíritas sabem das vantagens que têm em efetuar o Evangelho do Lar. Pode ser efetuado todos os dias, mas normalmente escolhe-se um dia e uma hora definido semanalmente para essa reunião. Poderá colocar uma garrafa com água sobre a mesa a fim de ser magnetizada pela espiritualidade. Pode ainda colocar uma música relaxante de fundo, efetuar uma pequena prece, que não é nada mais que uma conversa com Deus, pedindo a proteção do Espaço a Jesus, maior referencial de ensino e bondade cristã. Faz-se a leitura e comentário de um pequeno livro, neste caso estamos a fazer do livro “Fonte Viva”, do Espírito Emmanuel, psicografia de Francisco Xavier. De seguida, aleatoriamente abre-se o livro Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec, e comenta-se. De seguida faz-se a prece de encerramento pedindo proteção pelo Lar, família, amigos e sobretudo pelo nosso Planeta. Já no fim bebe-se a água que previamente se colocou sobre a mesa. Genericamente é este o processo do Evangelho no Lar, que cada um adapta às circunstâncias, não esquecendo das vantagens em realiza-lo. 

Entrevista com Raul Teixeira



«««...»»»


José Raul Teixeira conversou com Vice-Presidente de Unificação da Federação Espírita do RS, Vinicius Lousada, nos estúdios da Fergs Rádio durante o 12º Congresso Espírita gaúcho que ocorreu de 27 a 29 de Outubro de 2023, promovido pela Federação Espírita do RS, na PUC, em Porto Alegre.
Raul Teixeira compartilhou um pouco sobre sua trajetória, o trabalho da obra social Remanso Fraterno e também detalhes sobre sua relação com o Espírito Camilo.