29 novembro 2023

Evangelho no Lar (29Nov23)

 

Fig. 01

 

Livro: Fonte Viva 

10 Certamente

Certamente, cedo venho. APOCALIPSE (22 :20).

Quase sempre, enquanto a criatura humana respira na carne jovem, a atitude que lhe caracteriza o coração para com a vida é a de uma criança que desconhece o valor do tempo.

Dias e noites são curtos para a internação em alegrias e aventuras fantasiosas. Engodos mil da ilusão efêmera lhe obscurecem o olhar e as horas se esvaem num turbilhão de anseios inúteis.

Raras pessoas escapam de semelhante perda. Geralmente, contudo, quando a maturidade aparece e a alma já possui relativo grau de educação, o homem reajusta, apressado, a conceituação do dia.

A semana é reduzida para o que lhe cabe fazer. 

Compreende que os mesmos serviços, na posição em que se encontra, se repetem a determinados meses do ano, perfeitamente recapitulados, qual ocorre às estações de frio e calor, floração e frutescência para a Natureza.

Agita-se, inquieta-se, desdobra-se, no afã de multiplicar as suas forças para enriquecer os minutos ou ampliá-los, favorecendo as próprias energias.

E, comumente, ao termo da romagem, a morte do corpo surpreendendo nos ângulos da expectativa ou do entretenimento, sem que lhe seja dado recuperar os anos perdidos.

Não te embrenhes, assim, na selva humana, despreocupado de tua habilitação à luz espiritual, ante o caminho eterno.

No penúltimo versículo do Novo Testamento, que é a Carta do Amor Divino para a Humanidade, determinou o Senhor fosse gravada pelo apóstolo a sua promessa solene: -."Certamente, cedo venho".

Vale-te, pois, do tempo e não te faças tardio na preparação.

                              (Pag 35/36) Espírito Emmanuel, Psicografia de Francisco Cândido Xavier

Foto:02



Livro: Evangelho Segundo o Espiritismo 

Cap. XX - Trabalhadores de última hora

Missão dos Espíritas

04Não ouvis já o ruído da tempestade que deve assolar o Velho Mundo, e reduzir a nada todas as iniquidades terrenas?
Bendizei o Senhor, vós que tendes fé na sua soberana justiça e que, novos apóstolos da crença revelada pelas vozes proféticas superiores, ides pregar o princípio da reencarnação e da elevação dos Espíritos, segundo o bom ou mau desempenho das suas missões e o modo como suportaram as suas provas terrenas.
Não tenhais medo! As línguas de fogo estão sobre as vossas cabeças. Verdadeiros adeptos do espiritismo, vós sois os eleitos de Deus! Ide e pregai a palavra divina.
É chegada a hora em que deveis sacrificar os vossos hábitos, os vossos trabalhos e as vossas ocupações fúteis, à sua propagação. Ide e pregai, os Espíritos elevados estão convosco. Ireis certamente encontrar pessoas que não quererão escutar a palavra de Deus, porque essa palavra os convida incessantemente ao sacrifício. Pregareis o desinteresse aos avarentos, a abstinência aos dissolutos, a mansidão aos tiranos domésticos e aos déspotas. Palavras perdidas, bem sei, mas que importa! É necessário regar com o vosso suor o terreno em que deveis semear, porque ele só frutificará e só produzirá sob os esforços incessantes da enxada e da charrua evangélicas. Ide e pregai!
Sim, vós todos, homens de boa-fé, que tendes consciência da vossa inferioridade, ao contemplar os mundos dispersos pelo infinito, parti em cruzada contra a injustiça e a iniquidade. Ide e aniquilai o culto do bezerro de ouro que dia a dia mais se expande.
Ide, que Deus vos conduz! Homens simples e ignorantes, as vossas línguas soltar-se-ão e falareis como nenhum orador sabe falar. Ide e pregai, e as populações atentas receberão com alegria as vossas palavras de consolo, de fraternidade, de esperança e de paz.
Que importam as ciladas que armarem no vosso caminho? Somente os lobos caem nas armadilhas para lobos, porque o pastor saberá defender as suas ovelhas contra os carrascos imoladores. Ide, homens grandes perante Deus. Mais felizes do que Tomé, acreditais sem pedir para ver, e aceitais os factos da mediunidade mesmo quando nada conseguistes obter por vós mesmos. Ide, o Espírito de Deus vos conduz!
Caminha, pois, para a frente, falange imponente pela tua fé! E os grandes batalhões dos incrédulos desvanecer-se-ão diante de ti, como as névoas da manhã aos primeiros raios do Sol nascente.
A fé é a virtude que transporta montanhas, disse Jesus. Mas, mais pesadas que as mais pesadas montanhas, a impureza e todos os vícios da impureza jazem no coração humano. Parti, pois, cheios de coragem, para remover essas montanhas de iniquidades que as gerações futuras só devem conhecer sob a forma de lendas, do mesmo modo que vós só muito imperfeitamente conheceis os períodos anteriores à civilização pagã.
Sim, as revoluções morais e filosóficas vão eclodir em todos os pontos do globo. Aproxima-se a hora em que a luz divina brilhará sobre os dois mundos.
Ide, pois, levando a palavra divina: aos grandes, que a desdenharão, aos sábios, que pedirão provas e aos simples e pequeninos, que a aceitarão, pois é principalmente entre os mártires do trabalho, nesta expiação terrena, que encontrareis o fervor da fé. Ide, que estes receberão, com cânticos de ação de graças e louvores a Deus, o consolo divino que lhes levareis, e, inclinando-se, renderão graças pelas misérias terrenas que lhes couberam.
Que a vossa falange se arme de decisão e coragem! Mãos à obra! O arado está pronto, a terra preparada. Está na hora do trabalho.
Ide e agradecei a Deus a gloriosa tarefa que vos concedeu. Mas, cuidado, que entre os chamados para o espiritismo, muitos se desviaram! Reparai, pois, no vosso caminho, e buscai a verdade.
Perguntareis: se muitos chamados para o espiritismo se transviaram, como reconhecer os que se acham no bom caminho? Responderemos: podeis reconhecê-los pelos princípios da verdadeira caridade que professarem e praticarem. Podeis reconhecê-los pelo número de aflitos a que levarem consolo, pelo amor que dedicarem ao próximo, pela sua abnegação e o seu desinteresse pessoal. Podeis reconhecê-los, finalmente, pela vitória dos seus princípios, porque Deus quer o triunfo da Sua lei. Os que a seguem são os escolhidos, a quem ele dará a vitória, mas esmagará os que falseiam o espírito dessa lei e fazem disso um degrau para satisfazer a sua vaidade e a sua ambição.

Espírito “Erasto”, Anjo da guarda do médium / Paris, 1863

(Pg.172/173) 


Foto: 03

Observação: Todas as quartas (20h00) o nosso grupo efetua e publica o Evangelho no Lar
.
Fig:02 / Foto:  jm / nefv
Fig:03 / Foto:  espiritismo racional

(---)

Fazer o Evangelho no Lar tem como finalidade harmonizar espiritualmente o local onde vivemos com a nossa família ou sozinhos. Não se trata de uma prática católica, mas sim um encontro da nossa essência para com o universo que nos rodeia. Muitas vezes temos necessidade de parar um pouco as nossas rotinas do dia a dia e ligar-nos espiritualmente ao que nos envolve com pensamentos cristãos. Não dura mais de 10 / 15 minutos. E isso contribui para nos acalmarmos e estarmos mais despertos para as dificuldades da vida, porque são elas que nos fazem evoluir na aprendizagem. Todos os espíritas sabem das vantagens que têm em efetuar o Evangelho do Lar. Pode ser efetuado todos os dias, mas normalmente escolhe-se um dia e uma hora definido semanalmente para essa reunião. Poderá colocar uma garrafa com água sobre a mesa a fim de ser magnetizada pela espiritualidade. Pode ainda colocar uma música relaxante de fundo, efetuar uma pequena prece, que não é nada mais que uma conversa com Deus, pedindo a proteção do Espaço a Jesus, maior referencial de ensino e bondade cristã. Faz-se a leitura e comentário de um pequeno livro, neste caso estamos a fazer do livro “Fonte Viva”, do Espírito Emmanuel, psicografia de Francisco Xavier. De seguida, aleatoriamente abre-se o livro Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec, e comenta-se. De seguida faz-se a prece de encerramento pedindo proteção pelo Lar, família, amigos e sobretudo pelo nosso Planeta. Já no fim bebe-se a água que previamente se colocou sobre a mesa. Genericamente é este o processo do Evangelho no Lar, que cada um adapta às circunstâncias, não esquecendo das vantagens em realiza-lo. 

Sem comentários: