13 dezembro 2023

Evangelho no Lar (13Dez23)

 

Fig. 01

 

Livro: Fonte Viva 

12 Impedimentos

Pondo de lado todo o impedimento... corramos com perseverança a carreira que nos está proposta.

Paulo. (HEBREUS, 12:1.)

Por onde transites, na Terra, transportando o vaso de tua fé a derramar-se em boas obras, encontrarás sempre impedimentos a granel, dificultando-te a ação.

Hoje, é o fracasso nas tentativas iniciais de progresso.

Amanhã, é o companheiro que falha.

Depois, é a perseguição descaridosa ao teu ideal. Afligir-te-ás com o fel de muitos lábios que te merecem apreço.

Sofrerás, de quando em quando, a incompreensão dos outros.

Periodicamente encontrarás na vanguarda obstáculos mil, induzindo-te à inércia ou à negação.

A carreira que nos está proposta, no entanto, deve desdobrar-se no roteiro do bem incessante...

Que fazer com as pessoas e circunstâncias que nos compelem ao retardamento e à imobilidade?

O apóstolo dos gentios responde, categórico:

"Pondo de lado todo o impedimento".

Colocar a dificuldade à margem, porém, não é desprezar as opiniões alheias quando respeitáveis ou fugir à luta vulgar. É respeitar cada individualidade, na posição que lhe é própria, é partilhar o ângulo mais nobre do bom combate, com a nossa melhor colaboração pelo aperfeiçoamento geral. E, por dentro, na intimidade do coração, prosseguir com Jesus, hoje, amanhã e sempre, agindo e servindo, aprendendo e amando, até que a luz divina brilhe em nossa consciência, tanto quanto inconscientemente já nos achamos dentro dela.

                              (Pág. 39/40) Espírito Emmanuel, Psicografia de Francisco Cândido Xavier

Foto:02



Livro: Evangelho Segundo o Espiritismo 

Cap. V - Bem aventurados os aflitos 

Os tormentos voluntários

23 O ser humano está sempre à procura da felicidade completa que lhe foge, porque é algo que não existe na Terra. Apesar das dificuldades da vida, poderia pelo menos gozar de uma felicidade relativa. Procura-a, porém, nas coisas perecíveis e nos prazeres materiais, em vez de a buscar nas alegrias da alma, que são uma antecipação das imperecíveis alegrias celestes. Em vez de buscar a paz do coração, a felicidade verdadeira neste mundo, procura tudo o que pode agitá-lo e perturbá-lo, criando dificuldades que bem poderia evitar.
Não há maiores dificuldades do que as que são causadas pela inveja e pelo ciúme. Para o invejoso e para o ciumento não existe repouso, estão sempre inquietos. Quem cobiça aquilo que outros possuem sofre de insónias. O sucesso dos rivais dá-lhes vertigens e o seu único interesse está em ultrapassar os vizinhos, procurando causar-lhes inveja. Pobre gente. Não se lembram de que, talvez já amanhã, tenham de deixar todas as futilidades cuja cobiça lhes envenena a vida!
Não é a eles que se aplicam as sábias palavras: "Bem-aventurados os aflitos porque serão consolados". Isto porque todas as suas preocupações insensatas não têm compensação no Céu. Quantos tormentos consegue evitar aquele que sabe contentar-se com o que tem, que vê sem inveja o
que não tem e que não procura parecer mais do que é! Sente-se sempre rico porque, se olha abaixo de si, em vez de olhar para cima, vê sempre quem tenha ainda menos do que ele. Está sempre calmo, porque não inventa necessidades absurdas e a calma no meio das tempestades da vida é sempre condição de felicidade.




Espírito “Fénelon” / Lyon, 1860
(Pg.63) 


Foto: 03

Observação: Todas as quartas (20h00)(hora de Portugal) o nosso grupo efetua e publica o Evangelho no Lar
- Próximo Evangelho: 20 dezembro 2023
.
Fig:02 / Foto:  jm / nefv
Fig:03 / Foto:  espiritismo racional

(---)

Fazer o Evangelho no Lar tem como finalidade harmonizar espiritualmente o local onde vivemos com a nossa família ou sozinhos. Não se trata de uma prática católica, mas sim um encontro da nossa essência para com o universo que nos rodeia. Muitas vezes temos necessidade de parar um pouco as nossas rotinas do dia a dia e ligar-nos espiritualmente ao que nos envolve com pensamentos cristãos. Não dura mais de 10 / 15 minutos. E isso contribui para nos acalmarmos e estarmos mais despertos para as dificuldades da vida, porque são elas que nos fazem evoluir na aprendizagem. Todos os espíritas sabem das vantagens que têm em efetuar o Evangelho do Lar. Pode ser efetuado todos os dias, mas normalmente escolhe-se um dia e uma hora definido semanalmente para essa reunião. Poderá colocar uma garrafa com água sobre a mesa a fim de ser magnetizada pela espiritualidade. Pode ainda colocar uma música relaxante de fundo, efetuar uma pequena prece, que não é nada mais que uma conversa com Deus, pedindo a proteção do Espaço a Jesus, maior referencial de ensino e bondade cristã. Faz-se a leitura e comentário de um pequeno livro, neste caso estamos a fazer do livro “Fonte Viva”, do Espírito Emmanuel, psicografia de Francisco Xavier. De seguida, aleatoriamente abre-se o livro Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec, e comenta-se. De seguida faz-se a prece de encerramento pedindo proteção pelo Lar, família, amigos e sobretudo pelo nosso Planeta. Já no fim bebe-se a água que previamente se colocou sobre a mesa. Genericamente é este o processo do Evangelho no Lar, que cada um adapta às circunstâncias, não esquecendo das vantagens em realiza-lo. 

Sem comentários: