12 dezembro 2023

Vibração pelo Planeta

 




O Núcleo Espírita Fonte Viva, associa-se com a Associação Cultural Espírita de Caldas da Rainha (ACE) na participação de momento de vibração e oração pela Paz e cura no Planeta, vibrando em Amor com todos os encarnados e desencarnados, nas circunstâncias que a cada um, Deus entender ser o melhor para a sua evolução na vida material e espiritual.

Esta vibração realiza-se todas as terças, das 21h00 (hora de Portugal), até às 21h15. É indicado uns dias antes qual o capítulo do Evangelho Segundo O Espiritismo selecionado para ser lido e comentado. 

Para o dia 12 dezembro foi selecionada a leitura do Capitulo I ( Não vim destruir a lei), (Moisés) Item 1 e 2 (texto no fim do post). No fim é efetuada uma prece de gratidão à Espiritualidade através da força do pensamento.


Próxima vibração: 19 Dezembro 2023  



fotos: ACE


Capítulo I Não vim destruir a Lei

A verdadeira propriedade

Item 1: Não penseis que vim abolir a lei e os profetas; não vim para os abolir, mas para dar-lhes cumprimento. Porque em verdade vos digo que até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo esteja completamente cumprido. (Mateus, 5: 17-18).

Moisés

Item 2:  As leis de Moisés tinham duas áreas de intervenção bastante diferentes: a lei de Deus, revelada no Monte Sinai, e a lei civil ou disciplinar, estabelecida por Moisés. A primeira é invariável, e a segunda foi sendo adequada aos hábitos e ao caráter do povo.

A lei de Deus é constituída pelos dez mandamentos seguintes:

I - Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás deuses estrangeiros diante de mim. Não farás para ti imagens de escultura, nem figura alguma de tudo o que há em cima no céu e em baixo na terra, nem do que haja nas águas debaixo da terra. Não os adorarás nem lhes prestarás culto. (Êxodo, 20: 2-4).

II - Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão. (Êxodo, 20:7)

III - Lembra-te de santificar o dia de sábado (Êxodo, 20:8).

IV - Honrarás o teu pai e a tua mãe para teres uma dilatada vida sobre a terra que o Senhor teu Deus te dará (Êxodo, 20:12).

V - Não matarás (Êxodo, 20:13).

VI - Não cometerás adultério (Êxodo, 20:14).

VII - Não furtarás (Êxodo, 20:15).

VIII - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo (Êxodo, 20:16).

IX - Não desejarás a mulher do próximo (Êxodo, 20:17).

X - Não cobiçarás a casa do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem outra coisa alguma que lhe pertença (Êxodo, 20:17).

Esta lei é de todos os tempos e de todos os lugares e por isso mesmo tem um caráter divino. As outras são de Moisés e foram concebidas para governar autoritariamente um povo muito turbulento e indisciplinado, com hábitos enraizados e preconceitos adquiridos durante a servidão no Egito. Para conseguir impor esse tipo de leis, Moisés teve de lhes atribuir uma origem divina, como o fizeram todos os legisladores de povos dessas épocas. A autoridade humana tinha de se apoiar na autoridade de Deus, e só a ideia de um Deus terrível podia impressionar gente ignorante, cujo sentido moral e de justiça eram muito rudimentares. É evidente que aquele que tinha estabelecido mandamentos tais como "não matarás", e “não farás mal ao teu próximo, não podia contradizer-se instituindo leis que incluíam a morte. As leis de Moisés tinham, portanto, um caráter essencialmente transitório.


Obs:  Tradução para português de Portugal / 2020, a partir da Terceira Edição -José da Costa Brites e Maria da Conceição Brites

https://palavraluz.com/


Sem comentários: